sexta-feira, 16 de maio de 2008

CHÁS PARA FICAR EM FORMA

Se você come muito, engorda. Confere? Mas se faz o inverso nem sempre emagrece com facilidade. A resistência em eliminar o excesso de peso pode ser sinal de que o seu organismo está acumulando toxinas. Em excesso, elas prejudicam o funcionamento dos órgãos e, com isso, desequilibram o metabolismo — estágio em que a dieta custa a surtir efeito.
A boa notícia é que existem antídotos naturais contra essas inimigas. São ervas, raízes e especiarias que podem ser usadas na forma de chás, sucos ou temperos. Classificadas como plantas medicinais, várias delas melhoram o processo digestivo, livrando o organismo das toxinas, Mas você precisa facilitar o trabalho das ervas. E, para isso, é preciso combiná-las a uma dieta também desintoxicante. O cardápio sugerido (confira a seguir) dura três dias. Esse é o tempo necessário para as ervas deixarem o corpo menos resistente à perda de peso.
Depois dessa fase, você tem duas possibilidades: reduzir medidas ou combater a celulite. No primeiro caso, basta optar pelas ervas que têm o poder de acelerar o metabolismo, favorecendo a queima de gordura. No segundo, a escolha é pelas plantas que estimulam a circulação e evitam a retenção de líquidos. Mas, atenção: os dois tratamentos devem durar dez dias para que os resultados possam ser notados. Se quiser fazer os dois tratamentos, vá em frente: só precisa terminar um para começar o outro.
Na segunda fase, a dieta é livre. Mas não adianta você tomar um chazinho e voltar a se entupir de fritura, açúcar, sal, são substâncias que agridem especialmente o estômago, a vesícula e o fígado, o que também pesa na balança. Portanto, evite-os enquanto estiver usando as ervas. . Depois, é claro que você pode voltar a consumir produtos industrializados — eles facilitam a vida deliciosamente —, mas vá com calma: consuma-os com menos freqüência e em menor quantidade. E, se perceber que exagerou, repita os três dias de desintoxicação. Só tenha o cuidado de variar as ervas. A mesma recomendação vale para o grupo dos chás emagrecedores e anticelulite. Apesar de não ter contra-indicações, não é bom usar a mesma planta por muito tempo,
Os chás desintoxicantes — três a quatro copos por dia — precisam ser combinados à dieta de três dias. Se preferir, beba um copo meia hora antes das refeições principais (café da manhã, almoço e jantar). Nesses horários, além do efeito terapêutico, o chá ajuda a dar saciedade. Prepare-o com uma, duas ou no máximo três ervas.
Salsaparrilha (Smilax sp)
Dente-de-leão (Taraxacum officinale)
Capim-limão (Cymbopogon citratus)
Alecrim (Rosmarinus officinalis):
Os chás emagrecedores - Depois da fase de desintoxicação, você está liberada para enxugaras medidas ou até 1,5 quilo com os chás emagrecedores. O tratamento deve durar dez dias, com três a quatro copos de chá por dia. Combine até três ervas.
Carqueja (Bacchris trimera Less)
Chá verde (Camelia sinensis)
Gengibre (Zingiber officinale)
Guaçatonga (Casearia sylvestris)
Laranja-da-terra (Citrus aurantium)
Sete-sangrias (Cuphea balsamona)
Os chás anti-celulite - Você pode usar os chás anticelulite antes ou depois da turma dos emagrecedores. Mas não antes da desintoxicação. Misture uma, duas ou as três ervas.
Cavalinha (Equisetum arvense)
Hamamélis (Hamamelis virginiana)
Castanha-da-índia (Aesculus hippocastanum)
Para garantir o efeito terapêutico do chá, você deve ferver a água, juntar a erva ou especiaria e deixar levantar fervura. Desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Coe e beba quente, morno ou gelado — sem açúcar ou adoçante. Medidas: use uma colher de sopa de cada erva para um litro de água. Se a erva for fresca, triplique a medida. Armazene o chá em um recipiente de vidro. Dura no máximo dois dias na geladeira.


Nenhum comentário: