sábado, 3 de maio de 2008

MUSCULAÇÃO

Você já pensou o que acontece dentro dos músculos quando treinamos?
Na verdade é tudo uma questão de adaptação. Nosso corpo tem uma capacidade incrível de adaptar-se às novas condições que lhe impomos. Uma delas é o exercício regular.
No treinamento tipicamente elaborado para a hipertrofia (aumento de massa muscular), são utilizadas grandes sobrecargas com o objetivo de gerar um grande catabolismo. Catabolismo é a destruição metabólica de várias substâncias intramusculares – glicogênio, água, proteínas contráteis e não-contráteis, entre outras – que ocorre durante o treinamento. Quanto mais intenso o treino, maior o catabolismo.

Terminada a sessão de exercícios, iniciam-se as adaptações do nosso corpo, através de outro processo conhecido por anabolismo, que gera a reposição dessas substâncias e pode demorar de 24 a 72 horas, dependendo da intensidade do treino. Influenciam o anabolismo: sono suficiente, alimentação adequada (com suplementação alimentar somente se necessário), periodização do treinamento, atividades físicas voltadas para a recuperação.
Se o anabolismo for eficiente, o corpo repõe as substâncias destruídas e acumula um pouco a mais, no processo conhecido por supercompensação. É aí que se dá o crescimento do músculo.

O desafio é descobrir qual a sobrecarga ideal para proporcionar um grande catabolismo, e quais as condições ideais que geram maior anabolismo e maior supercompensação para cada pessoa, já que as características individuais de adaptação ao exercício mostram que o que serve para uma pessoa nem sempre serve para outra.
Por isso, ao freqüentar uma academia para fazer musculação, procure uma em que haja orientação adequada para que seu treino renda os resultados que você espera.