sexta-feira, 11 de abril de 2008

CAMINHANDO E VENCENDO O DESÂNIMO

Os benefícios dos exercícios físicos são conhecidos, todos sabemos que é urgente e necessário excluirmos o sedentarismo da nossa vida. Mas, inimigos como a falta de tempo e a famosa preguiça têm conseguido estancar os mais genuínos esforços para iniciar uma rotina de atividades físicas.
Porém, com um pouco de boa vontade, você pode driblar e vencer estes adversários.
Os exercícios físicos liberam no cérebro a endorfina que é um neuromediador ligado a gênese do bem estar e do prazer. Desta forma, os exercícios criam a boa dependência quando praticados regularmente e faz falta como faria qualquer outra substância associada ao prazer.
Então, tudo é uma questão de começar, com o passar do tempo você estará dependente do ato de exercitar-se e tudo ficará mais fácil....e mais prazeroso. Mas, o problema é começar e persistir um pouco até a dependência se estabelecer. Para tanto, algumas dicas são valiosas.
Caminhar é uma atividade que oferece grande liberdade, pois, te permite harmonizá-la ao teu estilo de vida. Não há necessidade de um local específico, você pode caminhar em praças, parques, calçadões, calçadas e ciclovias, Comece aos poucos e encaixe esta atividade no momento mais conveniente para você:
- Se seu local de trabalho oferece um espaço onde você possa trocar de roupa e tomar banho, uma boa alternativa seria ir e/ou voltar de lá caminhando, desde que o percurso não seja muito longo, longas distâncias são desestimulantes para os iniciantes.
- Use os finais de semana para caminhar, mas, observe para não se limitar apenas a estes dias. Escolha dois outros momentos no meio da semana e complemente seu programa de exercícios no sábado e no domingo.
- Se o horário mais conveniente para você é no início da noite, ao final das suas atividades rotineiras, não dê aquela “paradinha” para relaxar ao chegar em casa. Aproveite ‘o sangue quente”, troque de roupa e, imediatamente, inicia sua caminhada. Uma boa pedida é tomar uma bebida energética quando estiver terminando seu expediente de trabalho, isso te dará uma energia extra.
- Faça percursos diferentes, esteja sempre mudando seu cenário.
- Se você gosta de música, faça dela sua companheira de caminhada.
- Use sempre um tênis apropriado e confortável.
LEMBRE: exercitar-se te dará um corpo bonito e saudável, melhora a auto-estima proveniente da sensação de estar fazendo algo em benefício da própria saúde e bem-estar. Como se não bastasse, provoca um delicioso estado de plenitude e serenidade, e te faz triunfar sobre o fantasma do sedentarismo.
Precisa de mais estímulos?
Então, vamos lá, comece HOJE!

Nenhum comentário: