quarta-feira, 16 de abril de 2008

CHEIRO BOM

Há mais de seis mil anos, o povo egípcio já conhecia o poder das substâncias aromáticas e sua influência sobre a saúde do corpo.
As essências, principalmente as naturais como os óleos essenciais, influenciam aquelas pessoas que as inalam, mesmo que por instantes. Assim defende a aromaterapia!
É importante destacar a diferença entre óleo essêncial e essência. O óleo essencial é extraído diretamente das plantas aromáticas, é puro, é uma matéria-prima, por isso tem efeito terapêutico. Já a essência pode ser sintética ou diluída, mas ela atinge somente a memória olfativa, com intuito de perfumar, nada mais.
Os aromas têm grande poder sobre o cérebro humano, capazes de trazer, em poucos segundos, sensações e lembranças que desencadeiam reações diversas.
É possível aromatizar a casa utilizando os óleos essenciais de várias formas: potpurris, sprays, aromatizadores, saches, velas, gotas de um determinado óleo essencial em um local estratégico, etc.

Óleos essenciais recomendados para cada ambiente:
 Sala: Hortelã - Estimulante e fortificante, reanima o sistema nervoso e promove o bem-estar físico e mental.
 Cozinha: Laranja - Combate a inapetência, combate ansiedade, indigestão, intoxicação alimentar e estimula a alegria
 Quarto: Palmarosa e lavanda - Relaxante, combate o cansaço físico e alivia o estresse.
 Banheiro: Eucalipto - Anti-séptico, bactericida. Além de repelir insetos.
 Escritório: Limão - Atua na organização e concentração da mente, no combate à ansiedade e no aumento da capacidade de concentração