quinta-feira, 10 de abril de 2008

UMA GINÁSTICA DIFERENTE


Dentre tantos mitos e ilusões para manter a saúde corporal, imaginar que é possível fortalecer os músculos se estando parado, até parece mentira. Mas, não é. Sentado em uma cadeira puxando as pontas de uma toalha - que foi passada por baixo do assento - para cima durante oito segundos, trabalha-se braços, abdome e pernas.
Esses são os exercícios isométricos. Um treinamento que desenvolve a força estática, sem movimentar o corpo, em posições específicas. Essa é a principal diferença dos isotônicos que, praticados com aparelhos ou pesos, envolvem movimentação das articulações.
Por fortalecer o músculo, a isometria é indicada para pessoas com limitações, problemas articulares, mulheres com pouca experiência esportiva, iniciantes que ainda não têm um perfeito domínio motor durante a atividade física e pessoas em processos de reabilitação. Se sua saúde te permite exercitar-se, então, você deve ALIAR estes exercícios a outra atividade de sua preferência.
No que diz respeito à estética, esses exercícios também fazem a diferença quando aliados a outras atividades físicas. Além de tonificar a musculatura, tornando-a mais definida, auxiliam na estabilização das articulações.
Se praticado três vezes por semana, os resultados começam a dar sinais cerca de um mês depois. No entanto, nenhum isométrico proporciona a hipertrofia - o aumento do músculo e nem aumenta a capacidade de levantar pesos. Esse resultado só é obtido com os isotônicos.
A seguir, temos alguns exercícios como exemplo:
1. Peitoral - pressione uma mão contra a outra com os braços erguidos à frente do tórax. Sustente a posição por aproximadamente 10 a 15 segundos. Repita três vezes.
2. Bíceps – com o braço flexionado a 90°, segure 1 kg de açúcar. Fique três vezes nessa posição por aproximadamente 10 a 15 segundos.
3. Abdomem : A)Sente-se. Encaixe os pés num móvel, espaldar, barra etc... Inspire. Desça o tronco para trás até a metade, contraindo a musculatura e soltando o ar. Permaneça por 10 segundos e volte a posição inicial. Faça 3 séries de 10 segundos.
B)Deite num banco. Inspire. Solte o ar, levando o tronco para trás, elevando as pernas e contraindo o abdome. Segure por 10 segundos. Faça 3 séries de 10 segundos.

CUIDADOS:
Se realizados isoladamente, esses exercícios trazem alguns prejuízos à saúde. Eles são contra-indicados para pessoas hipertensas ou com problemas cardíacos porque podem elevar a pressão arterial.
Esses exercícios não são indicados para crianças, pessoas sedentárias, fumantes e idosos.

Nenhum comentário: